Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A República de Lakota dentro dos Estados Unidos

POSTADO ORIGINALMENTE POR ONE ,MAIS CONHECIDO COMO RUSMEA NO BLOG O MUNDO REAL



Resumindo o texto, se trata de uma Etnia que quer fundar a sua própria pátria e tê-la reconhecida dentro dos Estados Unidos da América, do contrário irão embargar imóveis dentro do seu território...

A República de Lakota ou República de Lakotah é uma entidade não reconhecida autoproclamada dentro das fronteiras dos Estados Unidos que reclama parte dos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Wyoming e Montana.
Um grupo de ameríndios norte-americanos, denominados Delegação de Liberdade Lakota, argumenta que a afirmação recente de independência não é uma seseção dos Estados Unidos, mas sim, uma reiteração de soberania.





Até a data, o país não é reconhecido e certos membros da tribo lakota argumentam que não foram representados nas decisões. O verdadeiro grau de apoio à Delegação de Liberdade Lakota ou para a renúncia lakota dos Estados Unidos é desconhecido. A Delegação de Liberdade Lakota não reconhece nem os presidentes nem os governos tribais reconhecidos pelo Escritório de Assuntos Indígenas Americano, às vezes lhes acusando de "colaboracionistas".
As fronteiras reclamadas de Lakota são o rio Yellowstone, ao Norte; o rio Platte Norte, ao Sul; o rio Missouri, ao Leste; e uma linha irregular marcando o Oeste. Estas fronteiras coincidem com as estabelecidas no Tratado de Fort Laramie em 1851:

    "O território dos Sioux ou Nação Dakota, começando na  desembocadura do rio White Earth, sobre o rio Missouri; daí em uma direção do sudoeste às bifurcações do rio Platte; daí a desembocadura norte do rio Platte acima a um ponto conhecido como a Rede Buts, ou onde o caminho deixa o rio; daí ao longo da serra conhecida como as Black Hills, às águas frontais do rio Heart; daí pelo rio Heart até sua desembocadura; e daí pelo rio Missouri ao lugar de origem."

Desde o primeiro de janeiro do 2008 a República tem declarado que vão apresentar demanda de embargo sobre todas as terras mantidas pelo governo Americano dentro de suas fronteiras.
A cidadania estaria aberta ao povo lakota e a qualquer residente das terras lakotas que renuncie a sua cidadania americana. O grupo pensa em expedir seus próprios passaportes e cartas de motorista.
A República de Lakota propõe que a nação se organize como confederação segundo os princípios libertários de posse comitatus e caveat emptor, brindaria liberdade individual por domínio comunitário e não imporia impostos a escala nacional. No entanto, permitiria exigir impostos com licença das comunidades individuais dentro da nação. Não se propôs moeda, ainda que tenham sugerido que o país não use uma moeda fiduciária mas sim, que adote um padrão ouro.
Há conflito dentro da Delegação sobre o nome do país. Russell Means promulga o nome República de Lakotah, enquanto Canupa Gluha Mani e outros membros da Delegação propõem Lakotah Oyate, argumentando que "república" é um conceito romano, não lakota. Não estimam também o conceito de um governo provisório, ponderando que o governo de Lakotah é contínuo com o governo tradicional do povo lakota. Não se propôs nenhuma capital. A República de Lakotah tem sua sede em Porcupine, Dakota do Sul com planos de transladar o governo perto de Rapid City, Dakota do Sul no futuro. A capital preferida por Lakotah Oyate é Hill City, também em Dakota do Sul.
A Delegação de Liberdade Lakota viajou a Washington D.C. e pôs-se em contato com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, declarando que o povo lakota tem se retratado de vários tratados entre a tribo e o governo Americano. A Delegação apresentou uma carta datada de 17 de dezembro de 2007 e assinada por ativistas velhos Russell Means, Garry Rowland, Canupa Gluha Mani e Phyllis Young. Citaram grandes violações dos tratados entre os Lakota e os Estados Unidos de causa imediata para retratarem-se. A carta convidou o governo Americano a participar de negociações com a entidade recém proclamada. Se negociações de boa fé não começarem, ameaçam com embargar todas transações de imóveis dentro da região lakota.
O grupo tem procurado reconhecimento internacional para Lakotah às embaixadas de Venezuela , Bolívia, Chile e África do Sul, e tem afirmado que Irlanda e Timor Oriental estão "muito interessados". Esperam reconhecimento da Rússia, e têm feito referência a Finlândia e Islândia também. No entanto, nenhum destes países têm anunciado publicamente reconhecimento a república de Lakotah.

































http://en.wikipedia.org
ONE

Um comentário:

  1. Isto é muito interessante! Já que os americanos sempre foram pródigos em querer internacionalizar a amazônia pressionando a ONU para apoiar as reservas indígenas Yanomami como territórios autônomos sem sujeitar-se a soberania brasileira. Vamos ver como eles reagem quando isto acontece dentro do seu próprio país! No dos outros é refresco!

    ResponderExcluir