Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A mumificação do povo Anga

Faz um certo tempo que vi um documentario (esse ai embaixo no post ) sobre a interessante forma de mumificação do povo Anga (tambem chamado de kukukuku la vem piadinhas ) . Hoje reuni algum material e estaou compartilhando com vcs :



Proximo da aldeia Koke, na província de Morobe  se localiza a pequena tribo Anga . Sua tribo tinha por tradição mumificar seus entes queridos e colocados no alto da montanha para que eles ficassem "cuidando " do vilarejo e por causa de suas crendices ser enterrado seria uma especie de maldição .

Segundo eles , se uma pessoa é sepultada/enterrada na terra ,a terra grita por mais sangue e nunca se saciará . Por isso durante seculos o povo era mumificado e colocado na montanha ou em plataformas sobre as arvores.






Ha alguns anos  o Discovery Channel fez um documentario sobre esse povo. Eles acompanharam o lider da tribo chamado de Guentasso que ensinava aos seu filho as tecnicas de mumificação .   A ultima mumificação havia sido feito pela proprio Guentasso em seu pai ,ha mais ou menos 45 anos. Logo apos chegaram varios missionarios , que ajudaram a acabar com as guerras entre tribos , porem falaram ao povo que as mumificações eram anti higiênicas e e ilegais.

E hoje (Melhor dizendo , quando o documentario foi produzido) Guentasso estava doente e com medo de morrer sem passar o conhecimento da mumificação ao seu filho e ser enterrado , perdendo assim sua "imortalidade".

Guentasso com a mumia de seu pai Maimembo

Para que seu filho pudesse aprender como o mumifica lo , fizeram o ritual com um porco, que segundo dizem é a carne mais parecida com a carne humana .

Eles colocam o corpo em uma cadeira , e levam a uma tenda onde eles vão lentamente defumar o corpo . A mumificação deles é atraves da desidratação . Primeiro se chamusca e retira a primeira camada de pele . O processo é bem desagradavel mas para quem mumifica seu ente querido ,não honra maior .





Com a primeira camada de pele retirada , eles passam uma planta espinhenta para furar a segunda camada de pele fazendo assim que os fluido corporais saiam . E as folhas que eles usaram no corpo e passado tambem em seu corpo para aproveitar seus fluidos em sinal de respeito .




O corpo então precisa de cuidados por um mes inteiro aproximadamente , 24 horas por dia . Eles dormem na tenda ,comem , fazem de tudo . Antigamente as pessoas guardavam os para beber e comer com batatas , em um tipo de canibalismo funerario .

Assim depois de mais de mês de trabalho a mumia é levada ao alto do monte ,onde vai ajudar a proteger todo o vilarejo .


 Maimembo"cuidando" do vilarejo

Guentasso mumifica um porco para ensinar seu filho a como mumificalo 






Recomendo assistir o documentario , pois alem de mostrar isso que foi dito acima , mostra tambem o trabalho de recuperação das mumias , confiram :

Atualizado : Infelizmente o video do documentario completo foi excluido ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário