terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sarashi - a exibição pública antes da execução

Essa postagem é de autoria de One , autor de www.omundoreal.com.br e dono do rusmea.com


Sarashi é uma palavra do idioma Japonês bem apropriada a essas imagens antigas de exibições públicas dos condenados a pena de morte na China.



No Japão antigo, chegava a ser obrigatória a exibição como forma de marcar com tinta o nome do condenado, infringindo não só ao prisioneiro a humilhação, como alcançando a sua família com uma verdadeira desgraça social.




A partir desse momento, seus filhos eram mal-tratados, suas esposas não mais respeitadas, pais eram considerados responsáveis, irmãos perdiam seus empregos e irmãs eram abandonadas por seus maridos, todos repudiando a família como parte responsável pelo delito do criminoso.
Parecido com a antiga atitude Japonesa, na China esse modelo de humilhação ainda é ritualizado antes da execução.




A sociedade derrama todo o seu ódio e repúdio sobre a família do condenado como modo de desgraçá-la e marcá-la, dependendo do país, por várias gerações.
O modo velado e silencioso ainda existe em praticamente todos os países da Ásia em que resiste o sistema organizacionista, mesmo que não seja com cartazes, nem condenações a pena de morte.




Simplificando mas sem generalizar, dou o seguinte exemplo: Uma garota é pega roubando em um mercado, apesar dos tramites policiais, veladamente, sua família começa a sofrer represálias que vão desde seu irmãozinho ser mal-tratado na escola (Até por professores) Ou seu pai não conseguir mais a sua promoção, ou até mesmo sofrendo pressão silenciosa ou sabotagem para que deixe de trabalhar naquela empresa.

E por ai vai...




Eu solto gargalhadas psicóticas quando vejo discussões bovinas em facebooks da vida, onde as pessoas tentam exprimir suas ideias, exemplificando com o Japão e China as soluções para as mazelas Brasileiras :)

bbs.tiexue.net

ONE

Lamentavelmente, eu só consigo ler alguns dos carácteres Chineses em uso no Japão...Mas serve para mostrar o detalhe de que na parte de cima do cartaz, está escrito o tipo de crime cometido e na parte de baixo o nome do condenado e naturalmente seu sobrenome. No caso da imagem abaixo "Assassinato" e o nome "Kuri Shu Hei" Pela pronúncia Japonesa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário